sábado, 24 de maio de 2008

TECNOLOGIA COMO DEMOCRACIA


O uso do computador nas escolas de EJA está fora de discussão. A informática já é uma inapelável realidade na vida social. As escolas não podem ignorar essa tecnologia. Paulo Freire já dizia : "é preciso que ela chegue às escolas públicas, senão as diferenças sociais vão se aprofundar".

Especialistas estão de acordo que o primeiro contato, com cautela, com um computador é essencial para quebrar as resistências dos jovens e adultos. E por isso, deve ser feito com cuidado. Ele pode marcar o início de um bom relacionamento ou de uma antipatia incurável.

Após isto, os alunos perdem o medo e a insegurança, entusiasmando-se com o novo método de aprendizagem que segundo alguns," os fazem raciocinar mais", além de que é a via mais rápida e larga de informações.

Mas o computador não melhora o ensino apenas por estar ali. A informatização de uma escola só dará bons resultados se conduzida por professores que saibam exatamente o que querem. "Sem um projeto pedagógico, o computador não é nada", alerta a coordenadora do Centro de Informática Educacional da Secretaria Estadual da Educação de São Paulo, Maria Cristina de Almeida.


Bibliografia:


CAMARGO, Paulo de; BELLINI, Nilza. Computador: o que você precisa aprender para ensinar com ele. Revista Nova Escola. Ano X, n° 86, ago/1995, p. 8-13.

CAVALCANTE, Meire. O que dá certo na Educação de Jovens e Adultos. Revista Nova Escola. Ano XX, n° 184, ago/2005, p. 50-57.



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