A utilização de laboratórios de informática na EJA é considerado um auxílio pedagógico poderoso, que inclui digitalmente os alunos na sociedade e motiva-os no processo educacional, dando-lhes ainda uma qualificação profissional requerida no mercado de trabalho.
Lévy (1996) afirma que é conhecido o papel fundamental do envolvimento pessoal do aluno no processo de aprendizagem e que quanto mais ativamente uma pessoa participar da aquisição de um conhecimento, mais ela irá integrar e reter aquilo que aprende. A multimídia favorece uma atitude exploratória, ou mesmo lúdica, face ao material a ser assimilado.
Levar os alunos da EJA a salas de informática para a inclusão digital é incluir a valorização dos alunos perante a sociedade.
O respeito às diferenças dos alunos é de suma importância para o professor, pois é assim que ele consegue ajudá-los a progredir mas, mesmo assim, como os alunos da EJA são de idade mais avançada e que sempre estudaram com aulas da forma tradicional, eles ainda resistem às aulas com novas tecnologias e encaram tais aulas como aulas diferentes.
Acessado em: 18/06/2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário