Tecnologia Digital no EJA

Este blog é fruto de um projeto desenvolvido no Programa de Aprendizagem na modalidade EAD - Ensino e Aprendizagem no Mundo Digital, do Curso de Pedagogia da UNISINOS, onde o objetivo é refletir sobre as Tecnologias Digitais para Jovens e Adultos

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Grupos da EJA em Processo de Alfabetização e Tecnologias Digitais: Uma Cartografia de Relações

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Assinar: Postar comentários (Atom)

Sejam Bem-Vindos!

Olá, neste espaço você poderá encontrar informações sobre pesquisas e contribuições reais dentro de um projeto na área de Tecnologias Digitais para Jovens e Adultos.

Nossas principais dúvidas são: como trabalhar as novas tecnologias com alunos do EJA e vencer as barreiras impostas pela idade.


Componentes do grupo

Componentes do grupo
Lisiane Lopes Vogt

Patricia L. W. Rácz

Comentário de um estudante da EJA


" Nós todos temos que entrar na era da informática para não deixarmos de existir."
" A tecnologia tanto pode servir para a conscientização quanto para a alienação. Sem conteúdo pedagógico, a tecnologia pode levar a uma tragédia."

Celso Fernades
Coordenador do Comitê para Democratização da Informática (CDI) do RJ.
Fonte: Revista Educação. Especial Tecnologia. Inclusão Digital. Acesso ao Desenvolvimento. Nov/2006

"A melhor forma de ensinar é aquela que propicia aos alunos o desenvolvimento de competências para lidar com as características da sociedade atual, que enfatiza a autonomia do aluno para a busca de novas compreensões, por meio da produção de idéias e de ações criativas e colaborativas."
(Maria Elisabette Brisola Brito Prado)
Becker (1993) diz que não basta ter nascido para ser sujeito de conheciemento como nos mostram os aprioristas, pois um corpo sim é dado por hereditariedade, mas um sujeito é construído passo a passo, por força da ação própria, ação no espaço e no tempo.

Carência das NovasTecnologias dentro do Ensino de Jovens e Adultos





Durante quase um semestre, através da nossa pesquisa pudemos obter várias informações a respeito das novas tecnologias dentro do Ensino de Jovens e Adultos.
Eis algumas delas:
- Descobrimos que uma grnade quantidade de escolas, que oferece o EJA estão espalhadas na região da grande Porto Alegre.
- Descobrimos que a grande maioria das EJAs não trabalham com as Novas Tecnologias.
- Descobrimos que as instituições que trabalham com EJA, mesmo com várias tentativas, como por exemplo, e-mails, telefonemas, não retornavam os nossos questionamentos.
Isso nos provoca algumas hipóteses:
- Estas Instituições:
- não abrem e-mails;
- não são solidárias;
- não tem cultura digital


Minha lista de blogs

  • Sala Informatizada - Educação de Jovens e Adultos - Centro - Noturno - Fpolis
    EJA CENTRO NOTURNO ANO 2010
    Há 15 anos
  • EJA
  • Educação Digital - GPe-du UNISINOS
Este blog foi idealizado pelas graduandas do curso de Pedagogia da UNISINOS, Lisiane Vogt e Patrícia Rácz, com o apoio da Professora Eliane Schlemmer, professora do P. A. Ensino e Aprendizagem no Mundo Digital, da UNISINOS.